quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Escolha das sedes

Nas primeiras edições as sedes eram escolhidas em encontros nos congressos da FIFA. As escolhas eram sempre polêmicas devido a longa viagem da América do Sul à Europa (e vice-versa), as duas grande potências futebolísticas da época (e ainda hoje). A decisão da primeira Copa que aconteceu no Uruguai, por exemplo, levou à participação de apenas quatro seleções da Europa. As duas Copas seguintes foram na Europa. A decisão de sediar a Copa do Mundo de 1938na França foi outra grande polêmica, já que os países americanos desejavam um sistema rotativo de sedes. Ou seja, uma edição na Europa e a seguinte na América do Sul. Como a Copa de 1934 tinha sido na Itália, a sede da edição de 38 teria que ser teoricamente na América do Sul, o que de fato não ocorreu. Isso fez com que tanto o Uruguai e a Argentina boicotassem o torneio.

Após a Segunda Guerra Mundial para evitar qualquer tipo de boicote ou controvérsia a FIFA adotou o padrão de rotacional as sedes entre a CONMEBOL e a UEFA,as únicas exceções foram as 1970 1986 que foram realizadas no México e a 1994 que foi realizada nos Estados Unidos.Em 1996,a FIFA por meio de sua assembléia geral decidiu quebrar essa "rotação informal" com o anúncio que em 2002,seria a primeira em continente asiático.Os dois únicos candidatos foram o Japão e a República da Coréia,por questões técnicas e históricas a FIFA optou a realização do torneio nos dois países.Em 2006,o torneio retornou a Alemanha,que ganhou a concessão da organização após várias polêmicas durante o processo de Escolha inclusive a preferência do país em cima da candidata sentimental a África do Sul. Após esta polêmica a FIFA anunciou que a 2010 seria em território africano e em 2004, o país ganhou o direito de sediar o torneio. Na mesma decisão anunciou que a 2014 seria na CONMEBOL. Em julho de 2007, o Brasil que era o único candidato teve seu direito de organizar o torneio confirmado.

O sistema de escolha da sede evoluiu ao longo dos tempos, sendo hoje escolhido pelo Comitê Executivo da FIFA, normalmente 6 anos antes da realização do torneio.As sedes das 2018 e 2022 serão anunciadas pela instituição em meados de 2011 e pela primeira vez na história as sedes de dois torneios Copa do Mundo FIFA serão anunciadas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário